Instruções para envio dos trabalhos externos 

A Comissão Científica do II Congresso Brasileiro de Investigação e Reabilitação Neurológica - COBREN promovido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) apresenta os critérios para envio e aceite dos trabalhos científicos a serem selecionados para a apresentação em formato de PÔSTER:


1) DO PRAZO DE INSCRIÇÃO

● A submissão de resumos deverá ocorrer até 23:59 do dia 22/10/2021 através do ink:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe-o07MSCawY8_jF6GLSpn3jP680XSeVcq746Dvu8IxJRenkQ/viewform

● Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento, entretanto neste momento o pagamento da inscrição não é obrigatório.
Para inscrição no evento, acessar o link a seguir:
https://www.unifesp.br/eventos-anteriores/item/5335-ii-congresso-brasileiro-de-investigacaoe-reabilitacao-neurologica-cobren-2021

● Na condição de aprovação do resumo, o pagamento deve ser realizado e o comprovante deve ser enviado juntamente com o envio do pôster.

● Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito. 


2) DO ACEITE PARA SELEÇÃO

O conteúdo dos trabalhos deverá estar dentro de uma das temáticas abaixo:

O autor deverá selecionar o tópico que melhor descreve o tema do seu resumo. Relatos de caso ou série de casos poderão ser aceitos para apresentação, desde que abordem casos raros e relevantes à temática do congresso. Trabalhos de revisão da literatura só serão aceitos quando se tratarem de revisões sistemáticas da literatura ou de escopo.

Não serão aceitos projetos sem resultados. Não serão aceitos trabalhos que ferem o código de ética ou a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece os critérios para pesquisa envolvendo seres humanos. Além disso, trabalhos que não respeitem a Lei no 11.794 de 8 de outubro de 2008, que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais, serão indeferidos. 

O número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) tanto para o CEP (estudos em humanos) quanto CEUA (estudos em modelos animais) deve obrigatoriamente ser informado no ato da submissão do trabalho.

Estão isentos de aprovação do comitê de ética:
i) trabalhos puramente teóricos, sobre gestão e sobre políticas públicas;
ii) revisões sistemáticas da literatura; trabalhos de simulação que não envolvam seres humanos; trabalho que envolvam modelagem, prototipagem e testes de bancada em concepção de produtos tecnológicos.

Nos casos mencionados, o autor deve escolher a opção “NÃO SE APLICA” a aprovação do comitê de ética e justificar o motivo detalhadamente.


3) REGRAS PARA ENVIO

A submissão de trabalhos será realizada exclusivamente por meio do preenchimento do formulário de envio online de acordo com o modelo disponibilizado AQUI. Deverá ser preenchido 01 (um) formulário por resumo. Todos os campos deverão ser preenchidos completamente, observando-se as normas indicadas.

No formulário devem ser indicados os nomes completos de todos os autores, email do autor principal, financiamentos e apoios (mencionar todas as fontes de recursos para seu estudo e órgãos ou entidades essenciais para a realização do mesmo, se houver).

Recomendamos especial cuidado no endereço de e-mail informado, pois o mesmo será utilizado em toda a comunicação entre a organização do Congresso e o responsável pelo trabalho.

O resumo deverá ser redigido e apresentado de acordo com os critérios a seguir:

O resumo NÃO deve ultrapassar a quantidade de 250 palavras e deve ser seguido de palavras-chave (de 3 a 6), que devem estar indexadas no DeCS - Descritores em Ciências da Saúde. (Acesso em: www.decs.bvs.br)

O resumo NÃO pode conter imagens, gráficos, tabelas ou fluxogramas. Os arquivos deverão ser enviados no formato do Microsoft Office Word, com configuração obrigatória das páginas em papel A4 (210 × 297 mm) e margens de 2 cm em todos os lados. O corpo do resumo deve ser editado com fonte Verdana tamanho 14 e espaçamento de 1,5 pt entre linhas.

O resumo deverá conter:

● TÍTULO: Máximo 20 palavras - em inglês e português, sintético e restrito ao conteúdo, contendo informação suficiente para catalogação, não excedendo 80 caracteres. O título deve descrever claramente o conteúdo do resumo.

● AUTORES: Devem ser listados no máximo dez (10) autores e seus nomes completos, bem como as responsabilidades de cada um segundo os critérios de autoria do ICMJE (informações abaixo). A afiliação de cada autor deve conter as informações: universidade, departamento, cidade, país e ORCID (todos os autores devem ter o identificador ORCID – Open Researcher and Contributor ID – https://orcid.org/signin).

O autor correspondente deve ser o professor/orientador responsável institucional pelo trabalho, e fornecer endereço completo e email. Responsabilidade dos Autores: é obrigatório que cada autor ateste ter participado suficientemente do trabalho para assumir a responsabilidade por uma parcela significativa do conteúdo do manuscrito. Cada um dos autores deve especificar suas contribuições para o trabalho. O autor correspondente ou autor que encaminhou o trabalho indicará, durante o processo de submissão, a garantia e a exatidão da integridade de todos os dados relatados no manuscrito.

A Revista Neurociências recomenda que a autoria se baseie nos cinco critérios descritos a seguir:

Contribuições substanciais para concepção ou desenho da obra; ou aquisição, análise ou interpretação dos dados para o trabalho; ou elaboração do trabalho ou revisão crítica de importante conteúdo intelectual; ou aprovação final da versão a ser publicada; ou Consentimento em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo que as questões relacionadas à precisão ou à integridade de qualquer parte do trabalho sejam devidamente investigadas e resolvidas.

Todos os colaboradores que não atendam aos critérios de autoria devem ser listados na seção Agradecimentos, bem como o apoio financeiro das agências de fomento.

A ordem dos autores deve seguir a orientação Vancouver: primeiro autor o que realizou o projeto, último autor o orientador.

● INTRODUÇÃO: Discorrer de forma objetiva, deixando clara a relevância do resumo.

● OBJETIVOS: Apresentar o objetivo principal do trabalho.

● MATERIAIS E MÉTODOS: Descrever os métodos e procedimentos utilizados para a realização da pesquisa, com a descrição da aprovação ética e do registro (em casos de revisão sistemática e ensaios clínicos), local de realização, amostra, tratamento estatístico, entre outros aspectos que o autor considerar necessário.

● RESULTADOS: Detalhar os principais resultados encontrados no estudo.

● CONCLUSÃO: Os autores deverão realizar suas considerações finais, a fim de responder o objetivo apresentado na pesquisa.

● Unitermos e Keywords: Máximo de 6 (seis), referir após o Resumo, respectivamente. Como guia, consulte descritores em ciências da saúde (http://decs.bvs.br).

Estes itens deverão ser descritos, abrindo o parágrafo correspondente.


4) AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

Os resumos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

i) O estudo relata um assunto importante ou significante? Apresenta inovação científica e/ou tecnológica?

ii) Os métodos ou abordagens utilizadas permitem que os objetivos do estudo sejam atingidos, seguindo rigor científico e as normas éticas?

iii) Os resultados estão adequadamente apresentados e são interpretados de forma apropriada?

iv) As conclusões respondem aos objetivos propostos?

v) O conteúdo do resumo é claro e compreensível?


A lista dos resumos aprovados será divulgada no site do congresso até o dia 18/10/2021. A comunicação do aceite/ aprovação também será enviada através do email cadastrado.


5) APRESENTAÇÃO

Os trabalhos externos serão apresentados em formato de pôster em horários predeterminados pela comissão organizadora e disponibilizados na lista de aprovação dos resumos. O pôster deverá ser estruturado no modelo disponibilizado AQUI e enviado através do preenchimento de formulário cujo link será enviado por email junto à aprovação. A data limite para envio do pôster será dia 30/10/2021.

Lembre-se que, na condição de aprovação do resumo, o pagamento da inscrição do Simpósio deve ser realizado e o comprovante deve ser enviado juntamente com o envio do pôster.


6) CONSIDERAÇÕES

É política do Congresso que todos os resumos sejam submetidos com a intenção de serem apresentados caso sejam aprovados.

Não submeta um resumo se não pretende apresentá-lo no evento.

Resumos aceitos e não apresentados durante o evento não serão certificados, nem publicados nos anais do Congresso.

Os resumos apresentados no COBREN serão publicados sob a forma de anais da Revista Neurociências.

Ao submeter o resumo, todos os autores concordam que o trabalho seja publicado nos anais da Revista Neurociências.

O conteúdo do resumo enviado é de total responsabilidade dos autores.

Uma vez estabelecidos os horários de apresentação dos resumos, estes não poderão ser modificados.

Os autores dos trabalhos selecionados assumem o compromisso, junto à Comissão Científica do evento, de comparecerem na data e horário estabelecidos para sua apresentação.

O não-cumprimento das normas estabelecidas, assim como a presença de erros de digitação, linguagem ou gramática serão motivo para a recusa do trabalho por parte da Comissão de Seleção de Trabalhos Científicos.

Os 3 melhores trabalhos receberão certificado de menção honrosa. O Prêmio Jean Martin Charcot será entregue no último dia do evento aos três melhores trabalhos apresentados.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: comissaocobren2021@gmail.com